DOCUMENTOS

PGR

É uma estratégia que consiste inicialmente em identificar os riscos ambientais presentes em determinado local de trabalho. Em seguida, cada um desses riscos é cuidadosamente avaliado para que seja possível propor medidas e ações capazes de prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho ou doenças laborais.
O principal objetivo do PGR é a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, dando condições para que a empresa contratante adote as medidas necessárias para proteger a todos.

LTCAT

LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) é um documento estabelecido e adotado pelo INSS na comprovação da exposição aos agentes ambientais nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador.
O LTCAT consiste numa declaração oficial, formalmente expressa, de caráter cientifico, afirmada com exclusividade por profissionais técnicos legalmente habilitados (Engenheiro de Segurança ou Médico do Trabalho), após a avaliação do ambiente de trabalho, do exame de presença de concentração ou intensidade dos agentes físicos, químicos e biológicos, além ou aquém dos limites de tolerâncias estabelecidos pelas normas pertinentes.

PCMAT

PCMAT é o Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção e é regulamentado pela Norma Regulamentadora 18 (NR 18). Ele estabelece os procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que tem como objetivo controlar a implantação de sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. O PCMAT deve ser elaborado antes do início das atividades. Ele contempla os riscos de todas as etapas da obra, e por isso não tem validade definida. Periodicamente o PCMAT deve passar por uma reavaliação global.

PCMSO

A sigla PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas das empresas na área da saúde dos trabalhadores.
O PCMSO, que leva em conta aspectos individuais e coletivos no ambiente laboral, deve estar em sintonia com as demais normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
Seu caráter é preventivo, de rastreamento e diagnóstico precoce de possíveis danos, além da constatação de doenças profissionais ou condições irreversíveis.
De acordo com a NR-7, no item 7.4.1, o PCMSO deve incluir, entre outros pontos, a realização obrigatória dos exames médicos: admissional; periódico; de retorno ao trabalho; de mudança de função; e demissional.

CLCB

O CLCB é o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) e possui a mesma eficácia de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Porém, se aplica em casos que o estabelecimento foi enquadrado como baixo risco de incêndio. Para entender mais sobre o assunto, clique no botão abaixo.

AVCB

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um Alvará emitido e exigido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPME-SP) que certifica que a edificação em questão atende a um um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais de prevenção e combate contra incêndio e pânico. 
Para entender melhor, acesse o conteúdo na íntegra clicando abaixo.

LAUDO DE REFORMA

Laudo de Reforma é um documento obrigatório para executar qualquer alteração em unidades de condomínios verticais (apartamentos, salas comerciais e casas de condomínio).